7 Erros de SEO críticos para E-commerce

É comum para os comerciantes on-line pensarem que simplesmente listando centenas ou mesmo milhares de produtos em seu site de e-commerce o tráfego do motor de busca vai começar a trazer visitantes…  Isso está fora da realidade.

O fato é que, otimização de sites para e-commerce e focados para SEO (Search Engine Optimization) é muito mais difícil do que é para blogs ou sites de empresas com 5 páginas simples.
Hoje veremos 7 erros comuns de SEO de lojas online e sites de e-commerce.

  1. Falta de descrição no produto

Na minha experiência, este erro geralmente é feito por lojas de presentes on-line (em sentido amplo) e lojas de roupas on-line. Infelizmente, a falta de um texto de descrição do produto praticamente põe fim às chances dele ser 1º página no top 10 de um motor de busca, mesmo no caso de consultas de baixa frequência. Então não se esqueça de adicionar uma descrição ao produto.

produto e-commerce com erro crítico de SEO

produto e-commerce com erro crítico de SEO

Por exemplo, estas botas. Nada de especial, apenas botas. Claro, a imagem fala mais que mil palavras, mas os motores de busca não podem ver imagens. Então, certifique-se de adicionar uma descrição do produto.

Você deve suprir pelo menos 15% da página com uma excelente descrição para cada produto. Contar todas as palavras que são utilizadas na sua navegação, barra lateral, rodapé e qualquer texto que está presente em uma página do produto em branco. Verifique se o seu texto original vai além apenas daquela palavra-chave especifica, não esqueça que para se conquistar uma palavra-chave no SEO você deve conquistar suas variantes a fim de ter um peso maior em conteúdo exclusivo.

Obviamente, o conteúdo mais exclusivo que você escreve para sua descrição do produto será sempre melhor para seus esforços de SEO. No entanto, mantenha as seguintes coisas em mente:

  • Somente qualidade de gravação de conteúdo descritivo ajuda seus clientes a tomar decisões de compra.
  • Não copie conteúdo de outros sites ou use as fotos prontas dos fabricantes, pois todo mundo irá usar.
  1. Usando descrição de produtos de fabricantes

Se você quiser ser filtrado pelos motores de busca, basta adicionar uma descrição do fabricante. Esta ação pode garantir ao seu site ser banido dos motores de busca.

A questão é que essas descrições são distribuídas para muitas lojas online. E a maioria delas está deixando o texto em sua forma original. Tudo isso leva a uma série de páginas com conteúdo não exclusivo para os filtros do Google. Para tornar este um erro ainda pior, essas descrições do fabricante normalmente não são escritas de uma forma que vende.

A regra aqui é: sempre criar conteúdo exclusivo. O Google foi ficando melhor e melhor em chutar sites do ranking por causa de conteúdo duplicado isso inclui imagens.

SEO E-commerce - dicas

SEO E-commerce – dicas

Agora, criar conteúdo exclusivo para milhares de produtos ou estoques variados pode ser uma tarefa assustadora. Eu estive lá antes. Você pode querer considerar colocar uma meta tag noindex nas páginas dos produtos que você não pode escrever conteúdo exclusivo.

 

O ponto aqui é que você não quer ter milhares de páginas sem conteúdo exclusivo comparado com apenas alguns que o fazem. Sabe o que parece? Que seu site gerou automaticamente milhares de páginas na web para tentar ganhar o tráfego SEO. E isso é exatamente o que você não quer que eles pensem.

É muito melhor manter o seu SEO em boas condições do que deixá-lo sofrer com páginas de produtos mal otimizados ou por uma estratégia de conteúdo à procura com técnicas black hat.

  1. Falta de Reviews nos produtos

Cerca de 70% dos compradores estão procurando comentários de produtos em lojas online ou fóruns antes de fazer uma compra. Isto significa que se o seu site não tem esses comentários, você está perdendo uma grande percentagem da audiência.

produto e-commerce sem erro de SEO

produto e-commerce sem erro de SEO

Amazon.com tem permitido que seus usuários não só comprem seus produtos, mas também deixam comentários de livros, gadgets, e muito mais. Assim, eles criaram toda uma comunidade de amantes de livros que compartilham suas experiências.

O melhor sobre produtos avaliados de clientes é:

  • Eles estão criando conteúdo exclusivo para sua loja on-line e é grátis! Nós temos falado sobre todos os problemas envolvidos por não ter conteúdo exclusivo e quão difícil é para criá-lo. Opiniões sobre produtos resolve este problema!
  • Mantém a página do produto “vivo”, o que pode ajudar a fazer os motores de busca voltarem mais vezes. Você pode atualizar seu site com mais freqüência, o que é melhor para os seus esforços globais de SEO.

 

  1. Não Otimizando páginas dos produtos com base na Pesquisa de Demanda

Certifique-se de considerar a demanda e busca de palavras-chave que as pessoas estão digitando em motores de busca quando você escrever manchetes, páginas de título e descrições do produto. Caso contrário, você pode estar promovendo algo que ninguém está procurando. Este é um erro comum de lojas com um grande número de produtos diferentes.

Por exemplo, você poderia fazer uma página por engano que tem a informação de tag título, título H1 e imagem tag alt otimizado para a palavra-chave frase “presente aniversario”, quando seria muito mais sensato aperfeiçoar para uma fase de palavras-chave com cauda longa, tais como “presente aniversario para namorada”.

Leia também 129 maneiras de gerar tráfego para seu site
129-maneiras-gerar-trafego-site-mestre-search-oficial

Com isso dito, aqui estão algumas dicas para ajudar você a otimizar as páginas de produtos:

  • Utilizar números de modelo em suas tags de título e cabeçalhos H1.
  • Usar o nome da marca em suas tags de título e cabeçalhos H1.
  • Não se esqueça de preencher a sua informação de imagem alt tag!
  • E nunca, nunca, o uso de iframes para exibir o conteúdo. Verifique se o seu conteúdo realmente existe na página do produto a que se destina.
  1. Títulos não-exclusivos

Outro problema das grandes lojas on-line são as tags de título duplicadas. Preste atenção para a sua singularidade e tente evi

titulo ecommerce seo bem feito pela moz

titulo ecommerce seo bem feito pela moz

tar valores idênticos. Aqui está como a tag título aparece se você visualizar o código fonte de uma página web. Este exemplo é a partir da home page MOZ.

 

É difícil criar tags  com um único título quando você vende vários itens da mesma marca, ou itens semelhantes de muitas marcas. Você vai, inevitavelmente repetir as mesmas palavras-chave. Os motores de busca estão cientes desta ocorrência, e, portanto, você deve se concentrar em fazer frases-chave únicas.

Um grande número de compradores on-line estão à procura de uma frase-chave que se opõe a uma única palavra-chave. Uma fórmula que tende a funcionar bem:

Por exemplo seu título tag deve ser estruturado da seguinte maneira: Marca – Modelo – Tipo de Item

Alguns exemplos da vida real poderiam ser: “Honda City 2016 Automático” ou “Renault Fluence 2016 ”

  1. Falta de urls “amigáveis”

O que é um url “amigável”? Aqui está um exemplo: http://www.saraiva.com.br/harry-potter-the-prisoner-of-azkaban-ost

Vemos o nome do livro certo no endereço do site. É muito importante em termos de SEO criar uma URL para todos os seus produtos. IDs não mais anônimos! Faça o seu perfil exclusivo para o motor de busca com uma URL única.

Existem apenas três razões pelas quais você deve usar URLs amigáveis:

  • Semântica: torna mais fácil para o cliente ou usuário saber o que esperar quando eles clicam na URL. Se você tem uma url incrivelmente longa e cheia de números e sem sentido – ele pode olhar como spam e pular de site.
  • Palavra-chave e Palavra-chave âncora: Há uma chance de que a URL seja pega por outro site e re-lançada. Palavras-chave importantes estarão presentes na marca de âncora a url é usado como texto âncora. Obtendo palavras-chave dentro do texto âncora que aponta de volta para o seu site é a principal maneira de chegar ao topo do Rank SEO.
  • Relevância: Ter palavras-chave relevantes na URL utilizada pode ser um grande chamativo na hora da pesquisa e claro a lenda que pode ajudar a impulsionar o Rank SEO.
  1. Uma grande quantidade de conteúdo duplicado
SEO para E-commerce necessita muito trabalho

SEO para E-commerce necessita muito trabalho

Páginas para impressão, arquivos com diferentes elementos de classificação, tags e muito mais – todas estas coisas, que criam duplicatas, não deve ser indexado pelos motores de busca e deve ser fechado no robots.txt. Isto é importante porque o seu site pode obter sanções por causa de páginas duplicadas (especialmente em grandes sites como muitos sites de compras on-line).

Este conteúdo aparece em muitas páginas de uma loja on-line de moda internacional.

Aqui estão algumas dicas para acabar com o conteúdo duplicado:

  • Use robots.txt para bloquear áreas que criam conteúdo duplicado, como arquivos, tags e até mesmo páginas da categoria.
  • Você pode adicionar atributos nofollow aos links que apontam para áreas de conteúdo duplicado. No entanto, você tem que ser extremamente completo para ter certeza que vai encontrar cada link único que precisa ser nofollowed (porque o Google vai encontrá-los).

Como você sabe, o Google é um motor de busca que está muito preocupado com seus usuários e sua experiência. Em primeiro lugar, você deve fazer a sua loja on-line conveniente e útil para os clientes, a fim de alcançar o seu respeito. O que é bom e exclusivo para seus clientes – é bom para o Google.

Quanto mais tempo as pessoas gastam no seu site, e menos clicam para voltar para a página de resultados de pesquisa é uma grande indicação de que o Google está enviando-os para o lugar certo.

Finalmente, as pessoas que gostam de seu site e o que ele tem para oferecer são muito mais propensas a ligar para ele – e como dissemos antes, as ligações são o que o levam para o topo da página de resultados de busca!

cropped-RANK-MONITOR-PROPAGANDO-TENTANDO-PEGAR-O-BAU.jpgJá pensou em monitorar as palavras-chave que melhor impactem na sua e-commerce?
Ferramenta como o Rank Monitor podem lhe ajudar com a gestão de SEO, crie sua conta ou solicite avaliação da sua loja com especialistas de SEO para e-commerce.

4.5 Usuário (6 Votos)
Criterion 14.5
O que acham deste artigo... De sua opinião
Sort by:

Be the first to leave a review.

User Avatar

Show more
{{ pageNumber+1 }}
De sua opinião