Adwords ou SEO: Qual é o melhor para o seu Marketing?

Adwords e SEO são os principais componentes de Search Engine Marketing (SEM) e estão entre as ferramentas mais valiosas quando se fala em executar campanhas de marketing digital. Adwords ou SEO? Eles têm diferenças e semelhanças e há situações em que você deve usá-los em conjunto ou separadamente, dependendo de seus objetivos de negócios e marketing.

adwords ou seo

 

O que é o Google AdWords?

Se você é novo em marketing digital, você pode ter ouvido pessoas falando sobre PPC e Adwords. Coisas do tipo CPC, lances e campanhas podem lembrá-lo de alguma coisa, mas você não tem certeza do que. Deixe-me explicar.

Google Adwords é uma plataforma de publicidade de propriedade do Google. Os anunciantes podem usar esta plataforma para posicionar seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisas do Google, produtos do Google (YouTube, Gmail, etc) e a milhares de outros sites que participam do programa AdWords como os editores (que é o Google Adsense).

Como anunciante, você pode optar por pagar quando alguém clica em seu anúncio (custo por clique ou CPC) ou quando as pessoas vêem o seu anúncio (CPM ou custo por mil impressões). Todo o sistema Adwords funciona como um grande leilão onde os anunciantes competem nos lugares de publicidade disponíveis.

 

O que é SEO?

Search Engine Optimization, ou SEO tem a ver com a obtenção de uma melhor classificação nas páginas de resultados do motor de busca do Google, Yahoo, Bing e outros motores de busca. A fim de conseguir isso, você precisa ter certeza de que seu site é amigável para os motores de busca.

Um site amigável pode ser 'lido' facilmente pelos motores de busca e usado com facilidade pelos usuários. Você pode ler as minhas dicas de SEO para as configurações mais importantes que você precisa aplicar ao seu site para torná-lo um site amigável para os motores de busca, mas a ideia geral é ter um site rápido e funcional com conteúdo exclusivo que ofereça uma boa experiência para o usuário final.

 

Adwords ou SEO

Agora que você tem uma idéia geral do que é o Adwords e SEO, vamos ver como eles se comparam:

  • Adwords é para sites do Google e sites que usam o Google Adsense, enquanto princípios de SEO são aplicáveis ​​para todos os motores de busca.
  •  O tráfego do Adwords é pago enquanto o tráfego de SEO é livre
  • Os anúncios do AdWords aparecem na parte superior e à direita do Google Search e sob certas condições pode receber uma dessas posições de anúncios, mas com SEO você tem que trabalhar muito mais para obter uma das primeiras posições nos resultados de busca orgânica.
  • Adwords é mais imediato do que SEO, pois você pode criar campanhas publicitárias quase que instantaneamente e começar a receber o tráfego almejado enquanto que com SEO você precisa de muito mais tempo (especialmente para novos sites) para obter boas classificações e tráfego.
  • Com Adwords é mais fácil de calcular o ROI enquanto que com SEO é mais difícil, porque há muito mais fatores que desempenham um papel.
  • Quando você parar suas campanhas do AdWords o tráfego também pára, mas uma vez que você começar a receber tráfego orgânico com SEO isso vai continuar a longo prazo.
  • Com Adwords você pode direcionar muitas palavras-chave ao mesmo tempo, enquanto com SEO que você precisa se concentrar em algumas palavras-chave para melhores resultados.
  • Com Adwords você pode anunciar em outros sites do Google e sites que usam o Google Adsense, mas os resultados de SEO são apenas para as páginas de resultados de pesquisa.

adwords ou seo para marketingQual é o melhor para o seu Marketing?

 

Quando começamos como uma agência de SEO, o principal objetivo em nossas campanhas de marketing na internet eram para ajudar nossos clientes a obter o tráfego dos motores de busca através de SEO. Este ainda é o nosso principal objetivo , mas ao longo dos anos e com a nossa experiência trabalhando com clientes em diferentes nichos, percebemos que os empresários às vezes precisam de resultados mais rápidos e mais imediatos e é aí que entra em jogo o Adwords.

A maior vantagem do Adwords sobre o SEO é que ele pode lhe dar resultados mais rápidos. Você vai ter que pagar para cada uma das visitas que você tiver pelo adwords, mas se as suas campanhas são rentáveis ​​você pode justificar o investimento em PPC e cumprir seus objetivos de negócios.

Adwords é ideal para iniciantes e novas empresas que querem alcançar o tráfego almejado rapidamente com o propósito de fazer vendas, encontrar novos clientes ou mesmo para testar seus produtos, procedimentos, eficácia do seu site ou qualquer outro componente em suas vendas e processos de marketing.

A descrição acima é válida se você usa o AdWords com sabedoria e cuidado. É muito fácil começar a gastar dinheiro em AdWords, porém se você não tiver as ferramentas de monitorização e controle adequadas, você vai acabar fazendo com que as perdas sejam maiores em relação aos lucros.

Assim, enquanto o sistema é fácil de usar (para que você gaste mais), se você não tem o conhecimento e experiência para executá-lo, o melhor a fazer é guardar seu dinheiro e contratar profissionais para fazer isso por você. Esta é a melhor abordagem para que você não perca dinheiro, mas sim ganhe com o uso do Adwords.

 

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Não se esqueça do SEO

Enquanto começar com Adwords é uma boa idéia, porque é mais rápido, você também deve começar a trabalhar com o SEO, marketing de conteúdo e mídia social para obter melhores resultados. 

 

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O marketing de conteúdo vai ajudá-lo a criar o conteúdo certo, o SEO irá ajudá-lo a otimizar o seu conteúdo para os motores de busca e obter mais tráfego orgânico e as mídias socias irão promover o seu SEO e conteúdo otimizado para um público maior.

 

Devo usar Adwords e SEO, ao mesmo tempo?

Algumas pessoas argumentam que, quando você começa o tráfego de SEO não é necessário usar adwords, mas esta é uma abordagem errada. Mesmo se você tiver uma boa classificação, você ainda pode usar o Adwords e obter mais exposição para as mesmas palavras-chave que você já possui com o tráfego de SEO. Você pode medir o desempenho de suas campanhas de Adwords e se elas forem rentáveis ​​você pode até mesmo aumentar seus orçamentos para um ROI mais alto.

 

Então, qual é a melhor opção para o marketing, SEO ou Adwords?

A resposta é simples, ambos. Use Adwords para começar a receber tráfego e em paralelo faça um trabalho de SEO, plano de marketing de conteúdo e campanhas de mídia social para que você obtenha o tráfego orgânico e visitas de redes sociais.

 

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Conclusão

Adwords ou SEO não são concorrentes, mas eles são duas poderosas ferramentas disponíveis em seu arsenal de marketing digital. Você pode usar adwords quando você quiser o tráfego rápido, mas você vai precisar de SEO para o longo prazo e sucesso on-line sustentável.

 

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