SEO para e-commerce: 6 dicas práticas

Para que a sua e-commerce seja rentável em um prazo razoável, ela terá que obter visibilidade do público certo. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso, é claro, é obter posicionamento do site no topo dos resultados de pesquisa para as palavras-chave e frases relevantes. Embora existam muitas maneiras diferentes de os visitantes chegarem a um site, a maioria das pessoas ainda estão usando o Google como principal motor de busca. Isto significa que a obtenção de sua e-commerce em ou perto do topo do ranking para as palavras-chave e frases específicas podem, obviamente, levar a um aumento maciço nas vendas. Para obter tais resultados você precisa aprender um pouco sobre SEO para e-commerce.

SEO E-commerce

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O problema é que o SEO para e-commerce pode ser um verdadeiro desafio. Existem alguns aspectos importantes no processo de planejar o SEO que nem sempre funcionam muito bem com sites de comércio eletrônico, e isso muitas vezes resulta em rankings fracos e muito pouco tráfego de pesquisa.O  Google, agora mais do que nunca, quer ver páginas com conteúdo exclusivo e original  e muito disso.

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Muitas páginas de produtos em sites de e-commerce são muito leves no conteúdo com descrições de produtos breves e, em alguns casos, o conteúdo é duplicado através de um número de diferentes páginas de produtos. O link building  é outro grande desafio, porque receber links de qualidade para e-commerces e páginas de produtos não é uma tarefa fácil.
Neste artigo, vamos dar uma olhada detalhada no tema de SEO para e-commerce. Tudo o que será exposto é muito prático e pode realisticamente ser alcançado para ajudar a aumentar o tráfego para sua própria e-commerce, ou para um cliente.

 

1. Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa da palavra-chave é uma parte importante do processo de SEO para qualquer  tipo de site, incluindo e-commerce. Você precisa saber o que seus clientes potenciais estão procurando, e que palavras e frases que eles estão usando para tentar encontrar os tipos de produtos que você está oferecendo. Há um número de diferentes ferramentas-chave que podem ajudar você com a pesquisa de palavras-chave, incluindo o gratuito do Google Keyword Planner. Ferramentas mais avançadas como Long Tail Pro , a ferramenta Dificuldade Keyword da Moz e Central de Pesquisa de Raven também são ótimas opções se você estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro em ferramentas.

Ao conhecer as palavras e frases que as pessoas estão usando enquanto buscam, você pode configurar suas páginas de produtos para serem otimizadas de forma adequada. Sem saber o que as pessoas estão procurando, você está basicamente apenas adivinhando e perdendo oportunidades de atrair um grande número de visitantes que estão interessados no que você tem a oferecer.

Leia também sobre: 7 Erros de SEO Críticos para e-commerce

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2. Web Design Responsivo
A percentagem de utilizadores da Internet que acessam sites através de dispositivos móveis como smartphones e tablets continua a aumentar rapidamente. Sites que não são de fácil utilização para os visitantes em um dispositivo móvel estão perdendo vendas. A maioria dos usuários móveis que se deparam com um site que é difícil de usar em seus smartphones vai sair e ir para outro local. Existem algumas maneiras diferentes de fazer um site amigável-móvel. Você poderia criar um site separado para ser servido especificamente para os visitantes em dispositivos móveis, mas o web design responsivo é muito melhor para o SEO para e-commerce.


Com um design e layout responsivo , você pode evitar problemas como conteúdo duplicado que às vezes surgem a partir de sites móveis separados. O design responsivo não é bom somente para o SEO, mas também permite que você forneça uma experiência positiva para o usuário, independentemente do dispositivo que o visitante está usando.


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3. Título original e descritivo

O título é um dos mais importantes fatores de otimização on-page, e isso às vezes causa um problema para sites de e-commerce. Cada página em seu site deve ter um título descritivo inicial. O site não deve ter várias páginas com títulos idênticos, o que é o caso de alguns sites de e-commerce. Certifique-se de que você está dando a cada página o próprio título original, e não o repita em outra página.

Além de ser único, o título deve também ser convencedor. Idealmente, você quer que o seu título corresponda ao que os compradores estão procurando e que seja específico. Por exemplo, se você tem um site que vende câmeras, você não quer ter os títulos das páginas do produto como "Câmera Digital" ou "Câmera Canon Digital". Seja específico, como "Canon EOS 5D Mark III Digital Camera". Este tipo de título da página é descritiva e será mais provável de ser encontrado por uma busca de alguém que está procurando por esse modelo de câmera específico. No  Amazon o título da página para esta câmera em particular é: "Canon EOS 5D Mark III 22,3 MP Full Frame CMOS com 1080p Full-HD Modo Vídeo Câmera Digital SLR (Body)".

 

4. Descrição original do produto

Uma das armadilhas de SEO mais comuns de sites de e-commerce é a falta de texto original nas páginas dos produtos.O Google quer ver páginas com conteúdo real, e conteúdo que não é duplicado em outras páginas. Se suas páginas de produtos não têm descrições de texto ou têm descrições de texto muito breve, será difícil atingir os rankings de busca que você deseja. Cada página do produto deve ter uma descrição detalhada do produto, a fim de mostrar ao Google que existe algum conteúdo original na página. Não duplique o texto descritivo para vários produtos similares.

Dedicar seu tempo para escrever descrições únicas para cada produto pode levar uma grande quantidade de tempo, se você tem uma e-commerce com um monte de produtos, mas pode fazer uma enorme diferença para o seu motor de pesquisa. Se você já tem centenas ou milhares de páginas de produtos com conteúdo, comece com os produtos mais importantes e adicione o maior número de textos descritivos que você conseguir. E daqui para frente, certifique-se que sempre que você adicionar um produto novo estará dando-lhe uma descrição original e detalhada.


5. Permitir aos clientes deixarem comentários

A opinião dos clientes tem sido comprovada no aumento do número de vendas realizadas. Alguns estudos ainda mostram que comentários negativos podem ter um impacto positivo. Não só os comentários ajudam a aumentar a probabilidade de uma compra de seus visitantes, mas também podem ajudar no SEO para e-commerce. Comentários de clientes irão adicionar mais conteúdo para suas páginas de produtos e dar-lhes uma melhor chance de serem encontrados nas buscas. O texto acrescentado através de comentários pode ser especialmente útil para sites que não têm muito texto nas descrições do produto.

 

6. rich snippets

Rich snippets podem ajudar suas páginas de produtos a se destacarem nas SERPs, e a ser mais útil para os pesquisadores. Basicamente, rich snippets adiciona informações nos resultados de pesquisa. Existem vários tipos diferentes de rich snippets que são aplicáveis a sites de e-commerce, e você pode ver alguns deles em ação na pesquisa abaixo.

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Você pode ver que a Mestre Search está usando um rich snippets para exibir a classificação e o número de comentários de clientes sobre este produto.

Os detalhes técnicos da criação de rich snippets vão depender de que plataforma ou CMS e-commerce você está usando.

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